Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2019

PARA TODOS: Campanha da Fraternidade 2019

Imagem
Tema Central: “Fraternidade e Políticas Públicas”. Lema Central: “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27) O tema da CF 2019 foi definido no dia 08 de agosto de 2017 pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Fraternidade e políticas públicas. E, por sua vez, o lema escolhido foi: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27). Consta que a predileção por este tema se deu em meio a 98 sugestões de temas recebidos pelo referido Conselho, enviados por dioceses, regionais e órgãos governamentais, inclusive a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério do Trabalho. Os demais temas sugeridos privilegiavam temáticas relacionadas à família, trânsito, comunicação, educação, direitos humanos, entre outros. Vale dizer que a Campanha da Fraternidade é, antes de tudo, uma expressão de comunhão, conversão e partilha entre Igreja e Sociedade, tendo dois objetivos permanentes: 01 – Despertar o espírito comunitár

“Fraternidade e Políticas Públicas de Meio Ambiente”

Tema Eixo : “Fraternidade e Políticas Públicas de Meio Ambiente”. Lema Eixo : Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom. (Gn 1,31) A Criação: Deus Se Manifestou "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis..." (Romanos 1:18-20). Todos nós conhecemos a história da criação. É uma história tão fantástica, tão maravilhosa e tão simples que a lembramos desde a nossa mocidade, e agora também a contamos para os nossos filhos. E às vezes, talvez justamente por sua simplicidade, ficamos contentes em deixar que o relato bíblico da criaç

“Fraternidade e Políticas Públicas de Promoção da Cultura”

Tema Eixo : “Fraternidade e Políticas Públicas de Promoção da Cultura”. Lema Eixo : “No futuro, estrangeiros que não pertencem a teu povo, Israel, ouvirão falar de ti. Virão de terras distantes por causa do teu nome. (1Rs 8,41) Cultura é a forma como uma comunidade vive, se expressa e se organiza. A cultura de um povo inclui: a língua, arte, roupa, hierarquias sociais, formas de pensar, regras morais... A Bíblia foi escrita no contexto de várias culturas diferentes e tem aplicação para pessoas de todas as culturas. Em qualquer lugar onde pessoas vivem e interagem surge cultura. A cultura une as pessoas, criando regras, costumes e formas de comunicar que todos entendem e aplicam. Cada pessoa aprende a cultura de onde vive. A cultura não é uma coisa parada, que é sempre igual. A cultura muda com o tempo. O contato com ideias e costumes diferentes muda a cultura de um povo. Mudança acontece em todas as culturas. A Bíblia foi escrita ao longo de 1500 anos, em várias culturas di

“Fraternidade e Políticas Públicas de Esporte e Lazer”.

Tema Eixo : “Fraternidade e Políticas Públicas de Esporte e Lazer”. Lema Eixo : Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (1 Coríntios 9, 24-26) “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Coríntios 9,2) Todo atleta para conseguir ser um vencedor necessita de muita dedicação, envolvendo algumas características imprescindíveis para obter suas conquistas. No texto mencionado, tem em seu contexto Paulo falando aos Coríntios sobre os jogos olímpicos, o que era algo bem familiar aos gregos. Ele estava fazendo uma relação dos jogos com a vida cristã, pois queria que entendessem a realidade que é servir a Deus e o quanto deve ser levado a sério se quisermos alcançar a vitória dentro da ótica de Deus em sua aprovação. Podemos dizer que como atletas de Cristo precisamos de 3 (três) requisitos para termos êxitos

“Fraternidade e Políticas Públicas de Jovens e Adultos”.

Tema Eixo : “Fraternidade e Políticas Públicas de Jovens e Adultos”. Lema Eixo : “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.” (1 João 2,14.) Nos dias atuais, ser jovem não é fácil. Ser cristão, então, nem se fala. As pressões vêm de todos os lados, exigindo atitudes para ser aceito, para ser considerado moderno, para ser tido como “normal”. “Tem namorada?”, “Consegue ´pegar´ quantas em uma noite?”, “Vai à balada hoje? Nossa! Vai para aquela igreja de novo? Você não enjoa? Que chatice!”, “Vamos sair para tomar uma?”, “Já fez vestibular? Não?!”, “E aí, já arrumou emprego?”. Quem não tem respostas para todas as perguntas, não usa roupa da moda e não se porta como o mundo deseja não pode fazer parte do grupo dos “normais”. Mas, peraí, quem disse que o jovem cristão quer e deve ser como os demais? A barulheira do mundo às vezes é tão ensurdecedora que nos faz esquecer do que almejamos para a vida. Não queremos fazer

“Fraternidade e Políticas Públicas de Saúde”.

Tema Eixo : “Fraternidade e Políticas Públicas de Saúde”. Lema Eixo : Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos. (Provérbios 3,7-8) "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma" (3 Jo 1,2). "Eu vim para tenham vida, e a tenham com abundância" (Jo 10,10) "... com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1, 17) "E servireis ao Senhor vosso DEUS ...; e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades" (Êx 23, 25) A partir dos textos acima, está muito claro que Deus quer a nossa saúde. Deus nos quer livres de todos os males que nos acometem. Está no seu coração que cuidemos bem do nosso corpo e da nossa alma. Sabemos que doença não é castigo de Deus. Aliás, Ele, como Pai de amor e bondade, se compadece e sofre com o nosso sofrimento. Cuidar do nosso corpo é um ato de respeito e amor para com Deus. Afinal, c

“Fraternidade e Políticas Públicas de Segurança”.

Tema Eixo : “Fraternidade e Políticas Públicas de Segurança”. Lema Eixo : Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança. (Salmos 4,8) Apesar de ser o homem mais poderoso em Israel durante seu reinado de 40 anos, Davi depositou a sua confiança em Deus, e não na sua própria força. Ele dependia da justiça de Deus, acreditando que o Senhor faria a distinção entre os fiéis e os ímpios. Salmo 4, escrito por Davi e encaminhado ao mestre de canto em Jerusalém, é um excelente exemplo da certeza desse rei de que Deus julgaria retamente. Como muitos dos Salmos também trazem mensagens messiânicas, podemos ver nesse Salmo uma mensagem que prefigura as experiências de Jesus. Homens que buscavam mentiras rejeitaram Jesus, mas ele achou conforto e vindicação da parte do Pai. “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração” (verso 1). Davi abre esse Salmo com uma súplica ao Senhor

“Fraternidade e Políticas Públicas de Educação”.

Tema Eixo :  “Fraternidade e Políticas Públicas de Educação”. Lema Eixo : Fala com sabedoria e ensina com amor. (Provérbios 31,26) O livro de Provérbios está cheio de instruções dadas por Salomão a seus filhos. O filho é exortado a aprender com esta instrução, e o resultado da aplicação do conhecimento aprendido é chamado de sabedoria. A Escritura diz muito sobre o processo de educação, e começa com o pai e filho. O comando para os pais é criar os filhos no Senhor (Efésios 6,4), e a palavra grega paideia ("criação") traz consigo a ideia de formação, educação, instrução e disciplina. Na medida em que as crianças aprendem sobre Deus, elas têm a oportunidade de honrar os seus pais com sabedoria, e a base dessa honra é o processo contínuo de educação e aplicação do que é aprendido. Salomão nos diz que a base de todo o conhecimento verdadeiro é o temor do Senhor (Provérbios 1,7). A palavra "temor" aqui não carrega a ideia de terror ou medo, mas sim respeito e rev