IV Bimestre: 6° Ano - O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ


O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ

Dialogar significa ser capaz de dizer o seu pensamento e ouvir o pensamento do outro, não apenas ouvir, mas reconhecer o direito que o outro tem de pensar diferente. Após um momento de diálogo as pessoas não precisam sair todas pensando igual, o que é fundamental é que elas compreendam os próprios pensamentos e da mesma forma compreendam e acolham os pensamentos dos outros. A partir daí, podem se estabelecer formas de estar junto, formas de cooperação em que todos contribuam sem se sentirem obrigados a mudar de opinião.
Aquele que desejar ampliar e flexibilizar a sua forma de pensar é livre para fazê-lo, mas aquele que não se sentir impelido a mudar ou assimilar novas formas deve ser respeitado em seu direito de ser aquilo que é de acreditar naquilo que quiser.
Em se tratando de religiões isto é muito importante, pessoas de diferentes tradições religiosas acreditam, ritualizam, enfim, vivenciam religião de maneiras diferenciadas.
Como podem estas pessoas conversar, dialogar de maneira a construir a possibilidade de um mundo pacífico? O significa para você construir a paz? O que você pensa sobre isto?
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Certas pessoas se sentem donas absolutas da verdade, por isso, tentam de todos os modos mudar o pensamento dos outros. Foi o que aconteceu com os portugueses que trouxeram para o Brasil a sua religião e obrigavam os índios e negros a deixarem suas crenças. Com este comportamento, aconteceu e ainda acontece, uma grande desvalorização do outro.
O desrespeito pela liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos povos dominados. Isto acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma de viver. Se formos obrigados a mudar, a adotar um estilo de vida que não nos agrada, sentimos profunda revolta e tentamos resistir.
O mundo não precisa de mais católicos, mais budistas, mais espíritas, evangélicos, umbandistas, etc. O mundo precisa sim, de católicos, evangélicos, budistas, espíritas... que vivam de fato as suas crenças religiosas, e que possam compartilhar este mundo com pessoas de outros credos, respeitando-se profundamente e trabalhando juntas para o bem estar de todos.
Outras questões para você refletir e depois registar nas linhas abaixo a sua opinião:
Seus amigos são diferentes de você? Seguem religiões ou igrejas diferentes, gostam de coisas diferentes? Eles respeitam a sua maneira de ser? Você gosta deles, do jeito como eles são?
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Você está aberto para dialogar com os outros? Está em harmonia com seu estudo, sua família, seu corpo, seus colegas? Por quê?
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ATIVIDADES
1) Identifique no ambiente de sua escola situações que refletem harmonia e a desarmonia. Faça uma lista dessas situações.
O que poderia ser feito para amenizar as situações desarmônicas?
Pense e converse com seus colegas. Apresentem sugestões.
2) Crie um cartaz onde apareçam pessoas bem diferentes dialogando e convivendo em paz. Socialize o seu cartaz fazendo uma exposição do mesmo na escola.


A ARTE DO ACOLHIMENTO

Todos nós nascemos, viemos ao mundo graças ao poder de acolhimento do corpo de nossa mãe. Seu corpo nos acolheu e nos deu forma, calor, alimento. O útero da mãe foi muito generoso para conosco, nos permitindo morar nele por nove meses.
Estamos no mundo porque um dia fomos acolhidos pela mãe mulher e depois pela mãe-terra, o nosso planeta, que sustenta o nosso corpo sobre ele e que nos deixa comer aquilo que brota de si. Todos os vegetais, frutas, água, ar, enfim, alimentos que nos mantém vivos, são oferecidos a nós diariamente pela mãe Terra. Somos seres que vivem diariamente a generosidade de sermos acolhidos por ela.
Sem nossa mãe-mulher não poderíamos nos desenvolver até o ponto de sermos então acolhidos e sustentados pela mãe Terra. Tendo consciência deste carinho que recebemos da vida e que é fundamental para nos mantermos aqui, podemos então, refletir sobre as diferentes formas de acolher o outro.
Como é bom quando somos bem recebidos, respeitados, amados pelo que somos. É gostoso chegar a um lugar que não conhecemos e então ter alguém que nos acolha gentilmente.

·         PENSE NAS SEGUINTES QUESTÕES, DEPOIS AS RESPONDA EM SEU CADERNO:
• Já acolhi algum animalzinho que precisasse de meu carinho?
• Como recebo as visitas que chegam em minha casa?
• Como trato os alunos novos que chegam em minha classe?
• Como me relaciono com os colegas que são diferentes de mim na cor da pele, no sexo, nas idéias e na religião?
• Sou uma pessoa que sabe acolher com o corpo, pegando na mão, dando um abraço, um olhar afetivo?
• Como a minha religião ou igreja acolhe as pessoas de outras religiões ou igrejas?
Agora que você já pensou bastante sobre este assunto, observe um pouco as pessoas que são capazes de acolher bem e as que não são.
Além disso, perceba também como a Terra acolhe a árvore, como o céu acolhe as estrelas, como o prato acolhe a comida, como o mar acolhe os peixes, como o jardim acolhe as flores, etc.

ATIVIDADE
Leia o texto a seguir, e depois crie uma história em quadrinhos onde pessoas de diferentes religiões se acolhem e se ajudam mutuamente.

UMA BOA NOTÍCIA
“A boa notícia é que, bem pertinho da capital do Brasil, numa vila de pouco mais de mil moradores, chamada Área Alfa, católicos e evangélicos dividem o mesmo templo.
No princípio, a Capela Sagrado Coração de Jesus e Maria era só dos católicos. Os evangélicos faziam seus cultos numa pequena casa desocupada, mas tiveram que abandoná-la. Ficaram sem templo. Mas por pouco tempo.
Logo, a fé dos evangélicos acabou acolhida pela capela dos católicos. Há três anos, todo domingo é assim: primeiro vem a missa, e os católicos rezam; terminada a missa, é a hora do culto, e os evangélicos oram, no mesmo lugar onde antes se celebrara a missa.
Mas e as imagens dos santos católicos, que tantas manifestações de intolerância têm causado? Ah, os evangélicos recolhem cuidadosamente as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição de Maria, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, guardam com todo cuidado num quartinho, e começam o culto.
Os católicos dizem que compartilhar o mesmo teto com os evangélicos deu um bom fruto do diálogo religioso, e que todos são cristãos, e que o templo é de todos. Os evangélicos agradecem – e contam: quando os católicos têm problemas, pedem aos evangélicos que orem por eles; e os católicos retribuem, rezando pelos evangélicos.”
(Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Cartilha: Diversidade religiosa e direitos humanos, 2004, ps. 35 e 36).


  

A ECOLOGIA DA ORELHA

Puxa, ecologia da orelha?
O que é isto? Seria tudo aquilo que nasce, cresce e morre em nossas orelhas? De certa forma sim, desde que não pensemos em coisas materiais e palpáveis.
Nossas orelhas recebem muitas vozes, acolhem muitos pensamentos, ouvem muitas confissões, segredos...
As palavras vêm voando pelo ar como anjos e penetram em nossas orelhas rumo ao nosso cérebro e coração.
Se as palavras são vistas por poetas como se fossem anjos elas deveriam ser bastante construtivas, animadoras, cheias de vida, como os anjos bons que muitos acreditam que cuidam da vida das pessoas, e até mesmo de animais, da relva...
Existe um poema judaico que diz que toda a relva tem um anjo bom que sussurra para ela: Cresce! Cresce!
Quando dizemos palavras que entusiasmam, que valorizam o outro, estamos fazendo a ecologia da orelha, dizendo coisas que trarão paz, harmonia e felicidade para as pessoas em nossa volta.
Quando fazemos o repasse da fofoca, do tipo: Sabe o que fulano falou de você?
Ele disse que... E aí vem um monte de coisa ruim, que deprecia e desanima o outro, neste momento estamos fazendo a poluição da orelha, cabeça e coração de nosso amigo.
Ecologia da orelha é passar para frente só o que for bom, o que trouxer exuberância e alegria para os outros, aquilo que lhes estimule o amor, a autoconfiança e deixar de lado tudo aquilo que sabemos que trará tristeza, sentimentos de inferioridade e raiva.
Como esta ecologia revolucionária poderá acontecer entre as pessoas de diferentes religiões?
Quem sabe se nossas palavras para as diferentes pessoas forem de valorização e aceitação de suas crenças, buscando saber das ações boas que sua tradição religiosa pratica e acolhendo amorosamente cada um em sua própria religião e se nosso colega não tem religião, possa também ser valorizado em sua convicção, estaremos então fazendo a ecologia da orelha.

ATIVIDADES
1) Dentro do retângulo que se encontra antes do texto faça um desenho criativo ilustrando o texto.
2) Faça uma lista de palavras ou expressões que podem entusiasmar as pessoas fazendo-as se sentirem mais valorizadas, respeitadas e com mais vontade de fazer o bem a todos.
3) Você conhece alguma religião ou igreja ou participa de alguma? Descreva uma ou mais ações boas que esta igreja ou religião realiza em sua comunidade para tornar as pessoas mais felizes.

ALGUNS ENSINAMENTOS ÉTICOS NOS TEXTOS SAGRADOS
O ensinamento religioso na maioria das vezes, é transmitido para as pessoas por meio dos textos, estes textos muitas vezes são escritos e formam os livros sagrados.
Outras vezes, ele é contado verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral. As ideias sagradas podem ser também pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes das igrejas, templos, vitrais, etc.
Existem muitas religiões no mundo, todas elas com ensinamentos éticos que orientam os seus seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em sintonia com o Transcendente.
Vamos ver agora alguns destes ensinamentos:

·         Uma mensagem hinduísta: “Não faças aos outros aquilo que, se a você fosse feito, causar-lhe-ia dor.”

·          Uma mensagem budista: “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar os seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo fiel à sua própria palavra.

·         Uma mensagem judaica: “Não faça ao seu semelhante aquilo que para você é doloroso.”

·         Uma mensagem taoísta: “Considera o lucro do seu vizinho como seu próprio e o prejuízo dele como se também fosse seu.”

·         Uma mensagem cristã: “Tudo quanto quer que os outros façam para você faça-o também para eles.”

·         Uma mensagem muçulmana: “Ninguém pode ser um fiel até que ame o seu irmão como a si mesmo.”


PARA VOCÊ SER MELHOR INFORMADO:
O Hinduísmo - surgiu aproximadamente a 4000 anos antes de Cristo na Índia. Preocupa-se muito com o aprimoramento espiritual das pessoas. Seus adeptos acreditam que o Hinduísmo não teve começo, é o Caminho Eterno para a evolução espiritual dos seres.
O Budismo – seu surgimento também se deu na Índia com a experiência de Sidarta Gautama, o Buda (560 a C.) e tem como preocupação principal a compaixão por todos os seres. Compaixão significa sentir piedade quando alguém sofre algum tipo de mal e fazer o possível para ajudar. A palavra Buda significa, iluminado, desperto ou auto-realizado.
O Judaísmo surgiu no Oriente Médio (1800 a C.). Abraão é considerado pelos judeus como o primeiro dos patriarcas, a quem o Deus único se revelou. Moisés é o grande profeta e legislador a quem Deus entregou a Torá. O Judaísmo tem como ponto chave a justiça, isto significa viver de forma justa não prejudicando seus companheiros e praticando a caridade.
O Taoísmo é uma antiga religião que começou na China. Seus seguidores buscam compreender a vida de forma bastante profunda, percebendo qual é a essência de todas as coisas.
O Confucionismo é também uma das importantes religiões da China, Confúcio (551-479 a C.) foi um famoso mestre e filósofo, organizou esta religião baseado na ética social. O Confucionismo a qual chegou a ser uma religião oficial na China antiga.
O Xintoísmo é a antiga religião nacional do Japão, existe desde o tempos mais remotos da história deste país. O culto aos espíritos naturais e aos antepassados é o principal fundamento para o Xintoísmo. A cerimônia e o ritual desta religião contribuiu para a organização política e estabilidade nacional do Japão.
O Cristianismo – surgiu a mais de 2000 mil anos no Oriente Médio assim como o Judaísmo. Sofreu forte influência do pensamento judaico, se organizou e se diferenciou deste após os ensinamentos de Jesus Cristo. Para os cristãos o amor fraterno é o principal fundamento de vida. O Cristianismo como outras religiões, separou-se em diversos grupos ou igrejas. Essas separações se devem a vários fatores históricos, mas principalmente, à diferentes maneiras de interpretar os ensinamentos de Jesus e dos seus Apóstolos.
O Islamismo - organizado por Maomé (630 d. C.) também surgiu no Oriente Médio. O ponto principal desta religião é a crença e a submissão à um único Deus, Alá.
A Fé Bahá’í - é uma religião de caráter universal. É a mais recente das grandes religiões do mundo. Fundada por Baha’u’llah (1817-1892), surgiu na Pérsia, hoje Irã. Prega a unicidade de Deus, de todas as religiões e culturas, um dos seus pontos chaves é a cooperação mútua para a construção da paz no mundo. A palavra bahá’í significa luz. Luz no sentido de conhecimento.

ATIVIDADES
Faça uma entrevista com um líder religioso de sua comunidade para conhecer alguns ensinamentos éticos desta religião ou igreja. A partir da pesquisa organize um cartaz com esses ensinamentos éticos e exponha-o na escola.

AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES

Muita gente no mundo possui uma crença
 religiosa
Nela aprendem a fazer suas espiritualidades
Que as põem em conexão com o mundo 
espiritual
Com seu Deus, Guru, Orixá...

São muitos os lugares onde isto se dá
Algumas vezes é no meio da mata
Outras vezes no interior de um templo
No meio de um rio sagrado
Numa esquina qualquer
Ou ainda no silêncio de sua casa

Estas práticas trazem paz
Aproximam as pessoas de seres divinos
São a expressão de seus sentimentos
São o modo de manifestar seu amor e sua devoção

Cada um do seu jeito
Cada um com seu afeto
Mas, todos buscando
A integração, a harmonia, a ternura
E a coragem para viver!

ATIVIDADE
Leia com atenção a poesia ”AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES”, depois crie um pequeno livro. Cada verso (frase) deve ser colocado na parte de cima da página e embaixo faça uma ilustração. Para isso, você pode recortar folhas de papel A4 até obter vinte pequenas páginas que serão grampeadas formando um livrinho. Lembre-se que a página inicial será a capa.

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