IV BIMESTRE: O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ
O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A
CONSTRUÇÃO DA PAZ
Dialogar
significa ser capaz de dizer o seu pensamento e ouvir o pensamento do outro,
não apenas ouvir, mas reconhecer o direito que o outro tem de pensar diferente.
Após um momento de diálogo as pessoas não precisam sair todas pensando igual, o
que é fundamental é que elas compreendam os próprios pensamentos e da mesma
forma compreendam e acolham os pensamentos dos outros. A partir daí, podem se
estabelecer formas de estar junto, formas de cooperação em que todos contribuam
sem se sentirem obrigados a mudar de opinião.
Aquele que desejar
ampliar e flexibilizar a sua forma de pensar é livre para fazê-lo, mas aquele
que não se sentir impelido a mudar ou assimilar novas formas deve ser
respeitado em seu direito de ser aquilo que é de acreditar naquilo que quiser.
Em se tratando de
religiões isto é muito importante, pessoas de diferentes tradições religiosas
acreditam, ritualizam, enfim, vivenciam religião de maneiras diferenciadas.
Como podem estas
pessoas conversar, dialogar de maneira a construir a possibilidade de um mundo
pacífico? O significa para você construir a paz? O que você pensa sobre isto?
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Certas pessoas se
sentem donas absolutas da verdade, por isso, tentam de todos os modos mudar o
pensamento dos outros. Foi o que aconteceu com os portugueses que trouxeram
para o Brasil a sua religião e obrigavam os índios e negros a deixarem suas
crenças. Com este comportamento, aconteceu e ainda acontece, uma grande
desvalorização do outro.
O desrespeito pela
liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos povos dominados. Isto
acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma de
viver. Se formos obrigados a mudar, a adotar um estilo de vida que não nos
agrada, sentimos profunda revolta e tentamos resistir.
O mundo não precisa de
mais católicos, mais budistas, mais espíritas, evangélicos, umbandistas, etc. O
mundo precisa sim, de católicos, evangélicos, budistas, espíritas... que vivam
de fato as suas crenças religiosas, e que possam compartilhar este mundo com
pessoas de outros credos, respeitando-se profundamente e trabalhando juntas para
o bem estar de todos.
Outras questões para
você refletir e depois registar nas linhas abaixo a sua opinião:
Seus amigos são
diferentes de você? Seguem religiões ou igrejas diferentes, gostam de coisas
diferentes? Eles respeitam a sua maneira de ser? Você gosta deles, do jeito
como eles são?
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Você está aberto para
dialogar com os outros? Está em harmonia com seu estudo, sua família, seu
corpo, seus colegas? Por quê?
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ATIVIDADES
1) Identifique no ambiente
de sua escola situações que refletem harmonia e a desarmonia. Faça uma lista
dessas situações.
O que poderia ser feito
para amenizar as situações desarmônicas?
Pense e converse com
seus colegas. Apresentem sugestões.
2) Crie um cartaz onde
apareçam pessoas bem diferentes dialogando e convivendo em paz. Socialize o seu
cartaz fazendo uma exposição do mesmo na escola.
A ARTE DO ACOLHIMENTO
Todos
nós nascemos, viemos ao mundo graças ao poder de acolhimento do corpo de nossa
mãe. Seu corpo nos acolheu e nos deu forma, calor, alimento. O útero da mãe foi
muito generoso para conosco, nos permitindo morar nele por nove meses.
Estamos no mundo porque
um dia fomos acolhidos pela mãe mulher e depois pela mãe-terra, o nosso
planeta, que sustenta o nosso corpo sobre ele e que nos deixa comer aquilo que
brota de si. Todos os vegetais, frutas, água, ar, enfim, alimentos que nos
mantém vivos, são oferecidos a nós diariamente pela mãe Terra. Somos seres que
vivem diariamente a generosidade de sermos acolhidos por ela.
Sem nossa mãe-mulher
não poderíamos nos desenvolver até o ponto de sermos então acolhidos e
sustentados pela mãe Terra. Tendo consciência deste carinho que recebemos da
vida e que é fundamental para nos mantermos aqui, podemos então, refletir sobre
as diferentes formas de acolher o outro.
Como é bom quando somos
bem recebidos, respeitados, amados pelo que somos. É gostoso chegar a um lugar
que não conhecemos e então ter alguém que nos acolha gentilmente.
·
PENSE
NAS SEGUINTES QUESTÕES, DEPOIS AS RESPONDA EM SEU CADERNO:
• Já acolhi algum
animalzinho que precisasse de meu carinho?
• Como recebo as
visitas que chegam em minha casa?
• Como trato os alunos
novos que chegam em minha classe?
• Como me relaciono com
os colegas que são diferentes de mim na cor da pele, no sexo, nas idéias e na
religião?
• Sou uma pessoa que
sabe acolher com o corpo, pegando na mão, dando um abraço, um olhar afetivo?
• Como a minha religião
ou igreja acolhe as pessoas de outras religiões ou igrejas?
Agora que você já
pensou bastante sobre este assunto, observe um pouco as pessoas que são capazes
de acolher bem e as que não são.
Além disso, perceba
também como a Terra acolhe a árvore, como o céu acolhe as estrelas, como o
prato acolhe a comida, como o mar acolhe os peixes, como o jardim acolhe as
flores, etc.
ATIVIDADE
Leia o texto a seguir,
e depois crie uma história em quadrinhos onde pessoas de diferentes religiões
se acolhem e se ajudam mutuamente.
UMA
BOA NOTÍCIA
“A boa notícia é que,
bem pertinho da capital do Brasil, numa vila de pouco mais de mil moradores,
chamada Área Alfa, católicos e evangélicos dividem o mesmo templo.
No princípio, a Capela
Sagrado Coração de Jesus e Maria era só dos católicos. Os evangélicos faziam
seus cultos numa pequena casa desocupada, mas tiveram que abandoná-la. Ficaram
sem templo. Mas por pouco tempo.
Logo, a fé dos
evangélicos acabou acolhida pela capela dos católicos. Há três anos, todo
domingo é assim: primeiro vem a missa, e os católicos rezam; terminada a missa,
é a hora do culto, e os evangélicos oram, no mesmo lugar onde antes se
celebrara a missa.
Mas e as imagens dos
santos católicos, que tantas manifestações de intolerância têm causado? Ah, os
evangélicos recolhem cuidadosamente as imagens do Sagrado Coração de Jesus,
Imaculada Conceição de Maria, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do
Rosário, guardam com todo cuidado num quartinho, e começam o culto.
Os católicos dizem que
compartilhar o mesmo teto com os evangélicos deu um bom fruto do diálogo
religioso, e que todos são cristãos, e que o templo é de todos. Os evangélicos
agradecem – e contam: quando os católicos têm problemas, pedem aos evangélicos
que orem por eles; e os católicos retribuem, rezando pelos evangélicos.”
(Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Cartilha:
Diversidade religiosa e direitos humanos, 2004, ps. 35 e 36).
A ECOLOGIA DA ORELHA
Puxa, ecologia da
orelha?
O que é isto? Seria
tudo aquilo que nasce, cresce e morre em nossas orelhas? De certa forma sim,
desde que não pensemos em coisas materiais e palpáveis.
Nossas orelhas recebem
muitas vozes, acolhem muitos pensamentos, ouvem muitas confissões, segredos...
As palavras vêm voando
pelo ar como anjos e penetram em nossas orelhas rumo ao nosso cérebro e
coração.
Se as palavras são
vistas por poetas como se fossem anjos elas deveriam ser bastante construtivas,
animadoras, cheias de vida, como os anjos bons que muitos acreditam que cuidam
da vida das pessoas, e até mesmo de animais, da relva...
Existe um poema judaico
que diz que toda a relva tem um anjo bom que sussurra para ela: Cresce! Cresce!
Quando
dizemos palavras que entusiasmam, que valorizam o outro, estamos fazendo a
ecologia da orelha, dizendo coisas que trarão paz, harmonia e felicidade para
as pessoas em nossa volta.
Ele disse que... E aí
vem um monte de coisa ruim, que deprecia e desanima o outro, neste momento
estamos fazendo a poluição da orelha, cabeça e coração de nosso amigo.
Ecologia da orelha é
passar para frente só o que for bom, o que trouxer exuberância e alegria para
os outros, aquilo que lhes estimule o amor, a autoconfiança e deixar de lado
tudo aquilo que sabemos que trará tristeza, sentimentos de inferioridade e
raiva.
Como esta ecologia
revolucionária poderá acontecer entre as pessoas de diferentes religiões?
Quem sabe se nossas
palavras para as diferentes pessoas forem de valorização e aceitação de suas
crenças, buscando saber das ações boas que sua tradição religiosa pratica e acolhendo
amorosamente cada um em sua própria religião e se nosso colega não tem
religião, possa também ser valorizado em sua convicção, estaremos então fazendo
a ecologia da orelha.
ATIVIDADES
1) Dentro do retângulo
que se encontra antes do texto faça um desenho criativo ilustrando o texto.
2) Faça uma lista de
palavras ou expressões que podem entusiasmar as pessoas fazendo-as se sentirem
mais valorizadas, respeitadas e com mais vontade de fazer o bem a todos.
3) Você conhece alguma
religião ou igreja ou participa de alguma? Descreva uma ou mais ações boas que
esta igreja ou religião realiza em sua comunidade para tornar as pessoas mais
felizes.
ALGUNS ENSINAMENTOS ÉTICOS NOS
TEXTOS SAGRADOS
O ensinamento religioso
na maioria das vezes, é transmitido para as pessoas por meio dos textos, estes
textos muitas vezes são escritos e formam os livros sagrados.
Outras vezes, ele é
contado verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral. As ideias
sagradas podem ser também pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas
nas paredes das igrejas, templos, vitrais, etc.
Existem muitas
religiões no mundo, todas elas com ensinamentos éticos que orientam os seus
seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em sintonia com o Transcendente.
Vamos ver agora alguns
destes ensinamentos:
·
Uma mensagem hinduísta: “Não faças aos
outros aquilo que, se a você fosse feito, causar-lhe-ia dor.”
·
[1]
Uma mensagem budista: “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar os
seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o
que deles espera receber e sendo fiel à sua própria palavra.
·
Uma mensagem judaica: “Não faça ao seu
semelhante aquilo que para você é doloroso.”
·
Uma mensagem taoísta: “Considera o lucro
do seu vizinho como seu próprio e o prejuízo dele como se também fosse seu.”
·
Uma mensagem cristã: “Tudo quanto quer
que os outros façam para você faça-o também para eles.”
·
Uma mensagem muçulmana: “Ninguém pode
ser um fiel até que ame o seu irmão como a si mesmo.”
PARA
VOCÊ SER MELHOR INFORMADO:
O
Hinduísmo - surgiu aproximadamente a 4000 anos antes de Cristo
na Índia. Preocupa-se muito com o aprimoramento espiritual das pessoas. Seus
adeptos acreditam que o Hinduísmo não teve começo, é o Caminho Eterno para a
evolução espiritual dos seres.
O
Budismo – seu surgimento também se deu na Índia com a experiência
de Sidarta Gautama, o Buda (560 a C.) e tem como preocupação principal a
compaixão por todos os seres. Compaixão significa sentir piedade quando alguém
sofre algum tipo de mal e fazer o possível para ajudar. A palavra Buda
significa, iluminado, desperto ou auto-realizado.
O
Judaísmo surgiu no Oriente Médio (1800 a C.). Abraão é considerado
pelos judeus como o primeiro dos patriarcas, a quem o Deus único se revelou.
Moisés é o grande profeta e legislador a quem Deus entregou a Torá. O Judaísmo
tem como ponto chave a justiça, isto significa viver de forma justa não
prejudicando seus companheiros e praticando a caridade.
O
Taoísmo é uma antiga religião que começou na China. Seus seguidores
buscam compreender a vida de forma bastante profunda, percebendo qual é a
essência de todas as coisas.
O
Confucionismo é também uma das importantes religiões
da China, Confúcio (551-479 a C.) foi um famoso mestre e filósofo, organizou
esta religião baseado na ética social. O Confucionismo a qual chegou a ser uma
religião oficial na China antiga.
O
Xintoísmo é a antiga religião nacional do Japão, existe desde
o tempos mais remotos da história deste país. O culto aos espíritos naturais e
aos antepassados é o principal fundamento para o Xintoísmo. A cerimônia e o
ritual desta religião contribuiu para a organização política e estabilidade
nacional do Japão.
O
Cristianismo – surgiu a mais de 2000 mil anos no
Oriente Médio assim como o Judaísmo. Sofreu forte influência do pensamento
judaico, se organizou e se diferenciou deste após os ensinamentos de Jesus Cristo.
Para os cristãos o amor fraterno é o principal fundamento de vida. O
Cristianismo como outras religiões, separou-se em diversos grupos ou igrejas.
Essas separações se devem a vários fatores históricos, mas principalmente, à
diferentes maneiras de interpretar os ensinamentos de Jesus e dos seus
Apóstolos.
O
Islamismo - organizado por Maomé (630 d. C.) também surgiu no
Oriente Médio. O ponto principal desta religião é a crença e a submissão à um
único Deus, Alá.
A
Fé Bahá’í - é uma religião de caráter universal. É a mais recente
das grandes religiões do mundo. Fundada por Baha’u’llah (1817-1892), surgiu na
Pérsia, hoje Irã. Prega a unicidade de Deus, de todas as religiões e culturas,
um dos seus pontos chaves é a cooperação mútua para a construção da paz no
mundo. A palavra bahá’í significa luz. Luz no sentido de conhecimento.
ATIVIDADES
Faça uma entrevista com
um líder religioso de sua comunidade para conhecer alguns ensinamentos éticos
desta religião ou igreja. A partir da pesquisa organize um cartaz com esses
ensinamentos éticos e exponha-o na escola.
AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES
Muita
gente no mundo possui uma crença religiosa
Nela aprendem a fazer
suas espiritualidades
Que as põem em conexão
com o mundo espiritual
Com seu Deus, Guru,
Orixá...
São muitos os lugares
onde isto se dá
Algumas vezes é no meio
da mata
Outras vezes no
interior de um templo
No meio de um rio
sagrado
Numa esquina qualquer
Ou ainda no silêncio de
sua casa
Estas práticas trazem
paz
Aproximam as pessoas de
seres divinos
São a expressão de seus
sentimentos
São o modo de
manifestar seu amor e sua devoção
Cada um do seu jeito
Cada um com seu afeto
Mas, todos buscando
A integração, a
harmonia, a ternura
E a coragem para viver!
ATIVIDADE
Leia com atenção a
poesia ”AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES”, depois crie um pequeno livro. Cada
verso (frase) deve ser colocado na parte de cima da página e embaixo faça uma
ilustração. Para isso, você pode recortar folhas de papel A4 até obter vinte
pequenas páginas que serão grampeadas formando um livrinho. Lembre-se que a
página inicial será a capa
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