VOCAÇÃO HUMANA & VOCAÇÃO CRISTÃ.


VOCAÇÃO HUMANA & VOCAÇÃO CRISTÃ.

1-VOCAÇÃO HUMANA.
"Fazei tudo sem murmurações nem reclamações, para vos tornardes irreprováveis e puros, filhos de Deus, sem defeito, no meio de uma geração má e pervertida, no seio da qual brilhais como astros no mundo, mensageiros da Palavra de vida. Assim, no Dia de Cristo eu terei a glória de não ter corrido nem ter-me esforçado em vão" (Fl 2,14-16). O ser humano é chamado a desenvolver-se como pessoa em todas as suas dimensões. Ao mundo, a si mesmo, o outro e a Deus.
EM RELAÇÃO AO MUNDO: O homem é chamado a ser senhor do mundo, transformando-o pela sua inteligência. A ciência e o progresso técnico constituem hoje uma forma feliz com que o homem responde a este chamado de Deus. Deus criou o mundo, mas o deixou inacabado, dando ao homem a missão de continuar sua obra criadora. Não é destruindo a natureza, mas protegendo-a e cuidando dela que o homem se realiza e encontra a felicidade. "Quando vejo o céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste, que é um homem, para que dele te lembres, e um filho de Adão, que venhas visitá-lo? E o fizeste pouco menor do que um Deus, coroando-o de glória e beleza. Para que domine as obras de tuas mãos sob seus pés tudo colocaste" (Sl 8,4-7).
EM RELAÇÃO A SI MESMO: Cada homem é chamado a desenvolver-se e construir-se como pessoa, pois, como o universo, também ele é inacabado. Ele deve conhecer-se e aceitar-se, cuidar da própria saúde, dominar os próprios instintos e paixões e adquirir senso crítico (não ir na onda). Deve crescer na verdade, na sinceridade, na lealdade, na honestidade e na responsabilidade.
EM RELAÇÃO AOS OUTROS: O homem é chamado a ser irmão do outro, a amá-lo e a respeitar seus direitos, ajudando-o a ser mais. Nossa sociedade capitalista, que só vê o lucro e a exploração do outro, contradiz radicalmente esta vocação do homem. Os homens são todos iguais como pessoas e têm a mesma dignidade. Ninguém deve oprimir nem aceitar ser oprimido. "Meus irmãos, a vossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis um pecado e incorreis na condenação da lei como transgressores" (Tg 2,1.9).
EM RELAÇÃO A DEUS: O homem é chamado a ser filho de Deus, a viver em amizade com Deus, relacionando-se com ele pela oração e seguindo a sua vontade. Ninguém consegue ser plenamente feliz sem a amizade com Deus.As quatro dimensões estão intimamente ligadas: Se o homem recusa ser filho de Deus, acaba tornando-se opressor do irmão, escravo do mundo e de si mesmo. Na medida em que o homem vive em bom relacionamento com Deus ele vai realizando o Reino de Deus entre os homens. "O coração humano permanecerá sempre inquieto, enquanto não se repousar em Deus" (Santo Agostinho).

2-VOCAÇÃO CRISTÃ
Pelo Batismo, o cristão é chamado a seguir Jesus Cristo (imitar sua vida e seguir seus ensinamentos), vivendo unido a Deus como filho e aos outros como irmão, formando a família de Deus que é a Igreja. Esta é a vocação cristã fundamental, que é válida para todos os cristãos indistintamente, quer sejam padres, religiosos, leigos etc. "Pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova" (Rm 6,4)
VOCAÇÃO FUNDAMENTAL E VOCAÇÃO ESPECÍFICA: Além dessa vocação fundamental, os cristãos têm, cada um, uma vocação específica, isto é, um é padre, outro é religioso ou religiosa, outro é leigo casado, solteiro, catequista...Vocação específica é a forma própria de servir aos irmãos que cada cristão consciente assume. Uma pessoa só vive sua vocação cristã fundamental numa vocação específica (o João só pode ser cristão ou como casado ou como solteiro ou como padre etc.). Por outro lado, pouco adianta alguém viver uma vocação específica, se não vive a fundamental (seguimento de Jesus, de seu evangelho, prática da justiça, da caridade...). Por exemplo: se ele se casa, será um casado mais ou menos. Se fica padre: padre mais ou menos. Se fica freira: freira mais ou menos. Se fica professor: professor mais ou menos... De mais ou menos o mundo está cheio! Gente que namora porque se encontra e se casa "porque todo mundo casa". "Maria vai-com-as-outras". São objetos da História e da sociedade de consumo!  Se você vive sua vocação fundamental, pode estar certo de que acertará na sua vocação específica! As principais vocações específicas são a vocação leiga, a vocação sacerdotal e a vocação religiosa.
É preciso deixar tudo para ganhar tudo" (Santo Afonso)
"Ide, e fazei que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20)
É preciso deixar tudo para ganhar tudo" (Santo Afonso)
"Eis-me aqui ó Deus para fazer a tua vontade" (Hb 10,7)

3- O CARÁTER COMUNITÁRIO DA VOCAÇÃO HUMANA
O ser humano nasce da história, no seio de uma comunidade de que tem necessidade para viver, sob pena de nem alcançar o liminar da vida humana. Daí, porém, não se pode deduzir que seus pais sejam considerados sua origem exclusiva, pois a geração de um novo ser humano transcende o simples poder dos pais e é fruto de fenômenos ligados à vida, que apelam para algo que transcende a esfera do humano.
Mesmo depois de gerado e antes de ser existencialmente pessoa, capaz de um ato efetivo de liberdade, o ser humano recebe a vida numa comunidade parental e fraternal, mesmo que reduzida a um só genitor, como muitas vezes hoje acontece. A pessoa humana tem necessidade de vida social, que só pode considerar ser uma exigência de sua natureza. Mediante o intercâmbio com os outros, a reciprocidade de serviços e diálogo, o ser humano desenvolve as próprias virtualidades e se vai tornando o que é chamado a ser.
O ser humano está, pois, originariamente vinculado à comunidade em que nasce. Desconhecer esse vínculo e arrancá-lo da comunidade, tão necessária pessoalmente quanto o útero o fora biológica e fisiologicamente, seria agir contra a humanidade. A pessoa cresce, afirma-se como pessoa e alcança a maturidade no inter-relacionamento com as outras pessoas. Só se realiza como pessoa quando se empenha em dar à sociedade o que dela recebeu. É o que chamamos de cidadania, entendendo-se por cidadão a pessoa que valoriza, acima de tudo, o bem-estar comum, empenha-se em resolver os problemas das sociedades e das comunidades em que vive, coloca o bem comum acima de seus interesses ou suas vantagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Bimestre - TEMPORALIDADE SAGRADA

MITOS E NARRATIVAS SAGRADAS: MITOLOGIA GREGA

Ética e tradições religiosas: Fundamentação dos limites éticos nas tradições religiosas.